Três das principais obras iniciáticas de H. P. Blavatsky foram reunidas no box "Essencial Blavatsky" para quem deseja mergulhar no pensamento desta consagrada ocultista começando pelos textos fundamentais de sua grande obra de estudos teosóficos.
Este box com projeto gráfico de Tereza Bettinardi é indispensável na biblioteca de todos os interessadosnos mistérios ainda não revelados pelas antigas tradições espirituais, é composto por três livros, sendo eles:
A voz do silêncio é um clássico da literatura teosófica, leitura fundamental para aqueles que buscam autoconhecimento e elevação espiritual. O livro contém os principais preceitos a serem estudados por aqueles que buscam a iluminação, apresentando dois caminhos para a realização espiritual: a busca pela Verdade para sua própria iluminação ou o autoconhecimento como ferramenta de compaixão, para o bem de toda a humanidade. Seus
ensinamentos dialogam com os conceitos contidos nas literaturas espiritualistas orientais, sobretudo as obras sagradas da literatura indiana, como o Bhagavad Gita e os Upanishads.
Estâncias de Dzyan, ou Livro de Dzyan, fazem parte dos textos sagrados da humanidade. O nome vem do sânscrito Dhyana, que significa "meditação mística". Os primeiros pergaminhos da obra teriam sido escritos em folhas de palmeira por sacerdotes tibetanos. O texto é apresentado na forma de estrofes, ou estâncias, narrando a mítica origem do cosmos (cosmogênese) e da humanidade (antropogênese), desde a Pré-história até o florescimento das civilizações perdidas.
A chave para a teosofia tece as linhas gerais da sabedoria esotérica, explicando de forma simples e compreensível os conceitos e os princípios fundamentais da teosofia. Organizado em forma de perguntas e respostas, o livro apresenta uma visão ampla do pensamento esotérico e do estudo comparado das religiões, da filosofia e da ciência. Ao responder às perguntas sobre a teosofia feitas por um não iniciado, H. P. Blavatsky fornece ao leitor a chave para a compreensão de alguns dos maiores enigmas da vida humana, como o ciclo de nascimento, morte e renascimento.