Segundo volume de Septologia, magnum opus de Jon Fosse, cuja evidente mestria e novidade o confirmam como um nome essencial da literatura contemporânea.
Prémio Nobel de Literatura 2023
Um dos melhores livros do ano 2023: Público e Expresso
Asle, um velho pintor viúvo e solitário, está a preparar a sua próxima exposição em Bjørgvin, como sempre acontece na época do Advento. Defronte da sua última tela, Asle embarca numa longa meditação sobre os seus tempos de infância e de juventude, marcados por uma mãe severa e um pai afável, pela descoberta do álcool e da vocação para a pintura, pelo primeiro encontro com um outro Asle, também ele pintor, seu doppelgänger, que o encoraja a candidatar-se à Escola de Belas-Artes, onde conhecerá Ales, por quem se apaixonará e mudará de vida.
Segundo volume de Septologia, uma das obras de ficção mais importantes da actual literatura escandinava, O Eu É um Outro é um romance sobre o amor, a arte, Deus, a passagem do tempo e a morte escrito na prosa encantatória e quase sagrada do originalíssimo e aclamado escritor norueguês Jon Fosse.
Os elogios da crítica:
«Podemos desde já reconhecer a ambição de Septologia, a sua evidente mestria.»
Pedro Mexia, Expresso
«Este novo projecto reforça o [seu] estatuto como uma das vozes mais singulares da literatura europeia das últimas décadas.»
Luís Ricardo Duarte, Visão
«A fusão que Fosse faz entre o trivial e o existencial, juntamente com as suas incursões dramáticas no passado, torna-a uma obra de leitura insaciável: sente-se a enorme importância de Septologia.»
The Guardian
«Com Septologia, Jon Fosse leva o romance para outro patamar.»
Neue Zürcher Zeitung